domingo, 8 de dezembro de 2013

Mozilla Firefox 25 25.0.1


Confira a versão 25 do navegador Mozilla Firefox, que conta com novos recursos para chats sociais e segurança ao plugin Java.

Há algum tempo, a Mozilla mudou a estratégia de lançamento de novas versões do seu navegador Mozilla Firefox. Agora, a empresa disponibiliza novas versões do browser em períodos mais curtos do que o habitual.

O Mozilla Firefox continua com uma interface minimalista, certamente inspirada no Google Chrome. Seu sistema de abas permite que o usuário navegue em diversos sites sem a necessidade de abrir várias instâncias do programa. A função de navegação privativa é muito útil, pois com ela, o Mozilla Firefox não memoriza histórico, dados fornecidos a páginas e ao campo de pesquisa, lista de downloads, cookies e arquivos temporários. Serão preservados apenas arquivos salvos por downloads e novos favoritos. Além dessas opções, o navegador continua com as funções básicas de qualquer outro aplicativo semelhante: gerenciador de favoritos, suporte a complementos e sincronização de dados na nuvem.

O leitor de PDF

O visualizador de PDF integrado de maneira nativa ao navegador. Isto significa que agora não é mais necessário ter que instalar um plugin externo no Mozilla Firefox para fazê-lo visualizar um documento neste formato. Este visualizador, inclusive, funciona da mesma forma como ocorre no Google Chrome, que também suporta a visualização de arquivos PDF nativamente.

Agora, sempre que você clicar em um documento PDF no navegador, ele será aberto diretamente na tela. Os controles são exibidos na parte superior, com os quais você pode salvar ou imprimir o documento, bem como usar recursos como zoom, ou ir diretamente para uma página específica. Também é possível alternar para o modo de apresentação e exibir o PDF em tela cheia.

Durante os testes realizados, conseguimos abrir vários PDFs em diversas abas sem nenhum problema, já que não houve travamentos. O segredo por trás do leitor é que ele converte os PDFs para o HTML 5.

Controle de memória

Muitos usuários reclamam da quantidade de memória RAM exigida pelo Mozilla Firefox, sobretudo quando são instaladas algumas extensões. Segundo a Mozilla, algumas melhorias no programa resolveram esse problema, ou seja, agora você pode instalar quantos complementos desejar, sem que a sua máquina sofra com os recursos direcionados ao navegador. Todas as vezes que uma nova extensão for adicionada, o Mozilla Firefox ajusta a memória utilizada automaticamente.

Segurança
A segurança do browser é definida por quatro níveis. Nessa nova versão tivemos 12 falhas de segurança crítica que foram arrumadas. Para que você entenda os níveis, eles são três:

Crítico: Vulnerabilidade alta que permite ataques ao computador, que podem começar a executar códigos ou até mesmo instalar softwares sem a interação do usuário, diferentemente da navegação comum que estamos acostumados. Como podemos notar, é a falha mais grave do browser e também a que foi mais arrumada nessa nova atualização. Isso pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, afinal o navegador continha muitas falhas de segurança, porém os desenvolvedores se preocuparam em achar todas, acabar com elas e lançar o seu produto de maneira mais segura. Todo navegador possui falhas de segurança e de tempos em tempos os desenvolvedores tentam consertá-las, ou seja, não é uma exclusividade do Mozila;

Alta: Vulnerabilidade que permite a injeção de códigos com intenções maliciosas a sites que estão online. Isso não é muito difícil de acontecer, visto a tamanha conectabilidade dos usuários com os sistemas. Para que esses registros e dados sejam transferidos, basta apenas um acesso comum como estamos acostumados a fazer;

Moderada: Essa vulnerabilidade pode ocasionar os mesmo efeitos das últimas anteriores, a diferença fica no uso de quem está no computador. Ele precisa que o usuário esteja fazendo passos complicados e mexendo com códigos da internet para poder funcionar;

Baixa: Vulnerabilidades baixas que permitem ataques a DNS ou até mesmo quebra de dados em algum site.

As novidades da versão 24

A Mozilla adicionou um novo item para o menu de contexto quando o usuário clica em uma guia na barra de abas do navegador. Aqui você encontrará as opções habituais para fixar uma aba, fechar uma aba e abrir uma nova aba para o item. No entanto, através deste menu, você poderá fechar todas as guias à direita da guia selecionada.

O recurso pode ser muito útil em situações em que você abriu algumas guias em um curto período de tempo. Isso ocorre muito durante a navegação em sites como o Reddit, por exemplo, especialmente na seção de fotos. Assim, em vez de fechar todas as guias manualmente, você simplesmente fecha as abas próximas com apenas dois cliques.

Social
Se você estiver usando a funcionalidade social do Mozilla Firefox, notará que toda a informação disponibilizada está ligada à janela do navegador de maneira fixa. Isso nem sempre é o que você deseja, especialmente quando se trata de bate-papo.

A partir do Firefox 24 é possível arrastar e soltar as janelas de bate-papo a partir do navegador principal em sua própria janela para que elas sejam usadas de forma independente a partir dele. Para isso, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse sobre a interface do chat, arraste e solte para outro local antes de soltar o botão do mouse. Você também pode controlar a janela como qualquer outra e redimensioná-la, por exemplo.

Java
O Java é considerado inseguro pela Mozilla, por isso a empresa tomou a decisão de retirar a opção “sempre ativo” do plugin. Como você deve saber, os plugins possuem três estados no Firefox:

Ativo sempre: significa que está habilitado em todos os sites por padrão.
Nunca ativar: ele é desativado por padrão.
Perguntar antes de ativar: significa que o usuário é questionado antes do plugin ser ativado na página ativada.
A partir do Mozilla Firefox 24, o Java só pode ser definido para ser “nunca ativo” ou para ser perguntado antes da ativação.

Outras Caracteristicas

Navegar com segurança na internet é importante em todos os sentidos. Além da proteção de dados, você está garantindo que seu histórico não será visualizado posteriormente por pessoas que não deveriam estar mexendo nisso. Quando falamos dessa segurança, é muito importante também associar o browser e o que ele oferece para o usuário. Com o Mozilla, agora você pode navegar de forma segura, com apenas alguns cliques.

Ao entrar na página normal de navegação, note que na parte superior do site você pode ler o nome do navegador e ali também funciona como uma barra de ferramentas. Ao clicar nela, note que a segunda opção se chama Start Private Browsing. A partir desse momento, o botão terá a cor roxa e isso indica que você já está navegando em segurança.

Depois de efetuar a sua compra ou qualquer outra ação, você pode clicar novamente nesse botão e desativar a navegação privada. Mas lembre-se de uma coisa, mesmo ela sendo privada e não mostrando histórico, um administrador de rede que tem o domínio do seu computador e da sua rede pode ainda puxar os seus dados de navegação. Utilize essa opção para uso pessoal, sempre.

Se você ainda não entendeu como funciona, dê uma olhada no vídeo que explica esse acesso:

Novo botão para download
Um dos problemas do Mozilla (ainda mais para usuários comuns) era a falta de informações quando se baixava alguma coisa. Normalmente, você deveria começar o download e esperar uma outra janela abrir, essa que até mostrava os dados, mas por estar fora do browser funcional, você poderia se perder para acessá-las e até mesmo fechar as páginas erradas.

Nessa nova versão, o Mozilla apresenta um novo botão para verificação de downloads que vai facilitar a vida de muita gente. Quando um download começa, você pode clicar nele e verificar tudo que precisa, rápido e simples.

Para usá-lo, note que na parte superior direita do navegador, um botão com uma seta para baixo foi adicionada após a atualização. Ao clicar nessa seta, você pode verificar uma lista dos seus últimos downloads. Note também que, ao começar um download, o botão muda sua aparência para uma barra de carregamento que conta os minutos restantes para o término do download.

Se você quiser ver o seu histórico inteiro de download, basta clicar na opção show all e depois ficar à vontade na próxima tela que abre. Nela, você pode fazer buscas de downloads por nome ou até mesmo apagar todos os downloads que estão listados.

Assim como a outra opção, se você quiser ver de perto essas novas funcionalidades, dê uma olhadinha 

Plugins
Os plug-ins, mesmo sendo a salvação de muitas tarefas em um browser, podem ser o grande vilão, travando o funcionamento e, por vezes, fechando todas as suas páginas com coisas muito importantes abertas. Agora, o Mozilla tem a capacidade de fechar plug-ins que estão prejudicando no desempenho do navegador sem travá-lo, como se essa opção funcionasse em um processo paralelo ao que o navegador está sendo executado.

Roda em XP/Vista/7/8
Em português
20,31 MB


Nenhum comentário:

Postar um comentário